sexta-feira, 6 de julho de 2007

15ª carta? Com uma pitada de livro!


Parachutesópolis, 06 de Julho de 1987

Bom dia, amiguinho imaginário!

Terminei de ler nesta madrugada A Garota das Laranjas. Considero-me um número vencedor dessa grande loteria! O livro foi escrito pelo Norueguês Jostein Gaarder, mesmo autor de O Mundo de Sofia, como bons leitores devem saber. Jan Olav, um apaixonado pelo filho Georg e sua garota das laranjas principalmente, redige uma cartinha contando a história da sua magnífica paixão por aquela menina de artes plásticas. O filho só pode lê-la quando estiver na sua adolescência, porque quando criança, não entenderia sequer uma palavrinha do pai. Se não entendia o que o pai escrevia tanto no computador, pelo menos quando o sentia triste corria para fazer um carinho. Sim, o livro mexeu muito comigo também. Tenho certeza o quanto você sabe disso. As fadas não são algo muito “barbie”. Fadas existem sim... Como o próprio pai e filho sabem, vivemos num mundo que é um conto e “talvez” lindo conto de fadas. A magia chega até nós por via de livros, músicas, pensamentos, um árduo sentimento, que engloba uma série de coisas e nos aproxima de pessoas bem lekais! Tudo não parecer ter sentido. Com certeza tem sentido!

Na minha história essas fadas, anjos, bruxas, feiticeiros trazem pessoas simplesmente fantásticas. Não posso esquecer de uma grande amiga que conquistei esse ano. A inteligência é prodigiosa! E assim como os personagens de filmes dramáticos choram, eu também choro. Vergonha? De que? O livro da garotinha das laranjas marcou o nosso contato. Marcou o nosso gostar. Ligou várias coisas que eu não me arrependo de ter dito nestas cartas. Marcou a minha paixão-platônica-impossível com a mulher de cabelos vermelhos. Oh ignorantes! Não sabem o quanto estão perdendo em ler este livro. Amiguinho imaginário, as cartas são a prova de tudo. A surpresa será a prova de tudo. O amor nos denuncia.

P.s.: precisamos conversar muito ainda. Quero saber mais como está sua relação com a garotinha da escola. E outra coisa: apenas começamos uma linda amizade, que jamais esquecerei.

Um abraço!


Um comentário:

Unknown disse...

Já li O mundo de Sofia e realmente é surpreendente como o Gaarder prende-nos ao livro, trazendo a magia e o prazer que só a plena leitura proporcionam, procurarei saber mais sobre esse livro, já tinha ouvido falar nele...
Abraços...

Depois dá uma passada no meu blog!