quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ciúmes [ I ]

"De acordo com a psicóloga Ayala Pines, ciúme é a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade. Provoca sempre o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes (sujeito ativo do ciúme), a pessoa de quem se sente ciúmes (sujeito passivo do ciúme) e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes (pivô do ciúme).

Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia Marini o ciúme está relacionado com a falta de confiança (no outro ou em si próprio) ou obsessão.

A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis como o apego aos pais que aparece por volta do primeiro ano de vida ou como consequência do Complexo de Édipo, não resolvido; entre os quatro e seis anos de idade a criança se identifica com o progenitor do mesmo sexo e simultaneamente tem ciúmes dele pela atracção que ele exerce sobre o outro membro do casal; na idade adulta essas frustrações podem reaparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranóia.

Nesse tipo de paranóia a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas o ciumento passa a exigir do outro coisas que o limitam na sua liberdade.

Os casos mais graves se curam através da psicoterapia que passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem.

Outros casos mais leves podem ser tratados através da ajuda do parceiro, estabelecendo-se um diálogo franco e aberto de encontro, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador." [ wikepédia ]

...

É bem complicado sentir isso. Cada um de nós passamos por momentos de guerra com nosso coração... A ponto de ferir a outra pessoa. Isso é tão chato!

=|

4 comentários:

R Lima disse...

Quem diz que nunca sentiu está a mentir.. ele é tão comum como a qq sentimento.. só tm que ser controlado... isso sim!!!


O AveSSo convida a ouvir o Novo CD Caetano MultiShow Cê Ao Vivo e comentar a última saga do post - Medo, Sofrimento e Arrependimento (Ato III e Último)...

Passa por lá,

[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Anônimo disse...

simples:
eu tenho ciume do meu pé.
somos humanos ;P

Urso Polar disse...

aki eh a deh
esse texto me fez rir... uma coisa meio assim, an...
p n chorar???
tragicomediantes a parte...
ciumentisse...
uma bad trip!
tenho a dar com pau
aff
bjus!

Urso Polar disse...

hein?
han?
cuma?
humm...
assim...
han...
ahh...
nao?!
édipo...
hum...
ciumes do parceiro da mae?
hein? o cara se fazia de jacaré pra mim na piscina... o outro jogava bola... umm falava de carros...
como nao me cativar? uahsuahushausu
a mae soube escolher...
hu hu hu...
=D

abraços...
miseraaaaaavi!!!